Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ação do CAVET no Vestibular 2013.1

O Centro Acadêmico de Medicina Veterinária, CAVET-USS, promoveu no dia 16 de dezembro, data das provas do processo seletivo para 2013.1 na Universidade Severino Sombra, uma ação de recepção aos vestibulandos e divulgação do curso, que contou com a participação dos integrantes do Centro Acadêmico, além dos professores Fábio Sartori, Marjorie Duarte, Ana Paula Abreu e Gustavo Gomes. Foram expostos materiais e vídeos inerentes ao curso, além da distribuição de kits para as pessoas que prestaram o vestibular para Medicina Veterinária como primeira ou segunda opção. Veja algumas fotos:



Clique nas imagens para ampliar.

Assista o vídeo-piloto exibido no dia da ação para apresentação do curso:


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Fechamento de período da Liga SELVAGENS-USS

A Liga Acadêmica de Animais Selvagens – USS vem por meio deste informe notificar a todos das atividades acadêmicas realizadas no período 2012.2 sob a supervisão do Professor Alvaro Alberto Moura Sá dos Passos. Gostaríamos de ressaltar que mesmo sendo uma Liga nova, nossos feitos já são consideráveis e elogiados, sendo uma das ligas mais atuantes da Universidade Severino Sombra.

Atividades: 

· Realizamos constantes tratamentos e manejos de animais no Espaço Selvagem, que orgulhosamente vem se tornando um lugar de referência para o curso de Medicina Veterinária;
· Identificação e classificação dos animais atendidos e pertencentes ao Espaço Selvagem;
· Pesquisas de protocolos para atendimento clínico de animais selvagens;
· Levantamento bibliográfico para confecção de artigos e pesquisas da Liga.;
· Participação do XI ENIC, com a publicação de dois trabalhos científicos;
· Atividades de nivelamento para os integrantes e manejo de animais;
· Aulas de anamnese e contenção de animais selvagens;
· Aumento do acervo da videoteca pertencente à liga no CAVET-USS;
· Produção de materiais para divulgação e atividades da liga (camisas, banner, caixas de exposição);
· Participação em feiras de saúde e divulgação do curso de Medicina Veterinária;
· Manutenção do Espaço Selvagem durante o período letivo e férias;
· Auxilio ao CAVET-USS na divulgação e elaboração do II EAVET;
·Participação da I Semana de Medicina de Animais Silvestres UFRRJ. 

Gostamos de ressaltar e afirmar que esse sucesso não é algo único e sim provido da união, assiduidade e compromisso dos integrantes e professor responsável. Aos alunos interessados haverá abertura de processo seletivo para ingresso de novos integrantes no próximo período. Tenham certeza que em 2013 novos feitos nos aguardam.


Atenciosamente, 
A Presidência
Liga Acadêmica de Animais Selvagens

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Encerramento de período


Costumeiramente estamos reduzindo nossas atividades no blog devido ao encerramento do período letivo 2012.2, entretanto visitem o blog nas férias para ficarem por dentro das novidades que estão por vir. Gostaríamos de agradecer a todos pelos elogios, agradecimentos ao apoio, criticas e pedidos. A participação de todos é de suma importância para melhorarmos sempre. Nosso intuito é lutar pelos alunos, por melhorias e na divulgação do curso, assim como propiciar atividades de ganho intelectual para alunos, buscando uma Medicina Veterinária mais forte e atuante na USS.

Gostaríamos de elencar nossas principais atividades como Centro Acadêmico nesse período:

· Elaboração da II EAVET Encontro Acadêmico de Medicina Veterinária;
· Participação em manifesto no conselho dos Centros Acadêmicos da USS;
· Voz ativa na reunião em assembléia geral estudantil da USS;
· Patrocínio e incentivo no mutirão de castração da comunidade de Pocinhos;
· Participação na aula da saudade;
· Homenagem ao Ex- Presidente do Diretório Central Estudantil da USS;
· Melhorias no CAVET-USS;
· Apoio na divulgação da clínica Veterinária;
· Apoio e participação na restruturação da diretoria do DCE;
· Atingimos a marca de mais de 33 mil acessos em nosso blog;
· Informativos de auxílio aos alunos;
· Auxilio a coordenação na divulgação do curso de Medicina Veterinária;
· Auxilio a coordenação na divulgação e marketing do Vestibular para Medicina Veterinária;
· Recepção e divulgação do curso aos vestibulandos de Medicina Veterinária.


Mediante os acontecimentos políticos e administrativos, assim como todas as modificações que ocorreram na USS, é com satisfação e consciência de dever cumprido que encerramos o período letivo, sabendo que desempenhamos nosso papel ao representar os estudantes e ajudando a consolidar nosso curso na USS. Podem ter certeza que é somente o começo e que preparamos muitas novidades para o próximo período. 

Desejamos a todos boas férias, boa viagem e boas festas. Aos nossos veteranos, nossos votos de sucesso e muito obrigado por tudo que fizeram à Vet; Aos calouros sejam bem-vindos e se orgulhem de fazer parte de um seleto e especial grupo de alunos da USS. Nosso curso permanece unido e determinado mais do que nunca, transpassando todas as adversidades. Isso graças à união dos alunos, professores e centro acadêmico, caminhamos juntos pelo bem de todos pois assim é a Veterinária - USS.

Obrigado e bom descanso a todos!

Atenciosamente,
Diretoria do CAVET-USS.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Vestibular Medicina Veterinária


 
É com muito orgulho que divulgamos a quantidade de 66 inscritos até a presente data para o vestibular em Medicina Veterinária na Universidade Severino Sombra. Aproveitamos para agradecer os esforços coletivos dos discentes, docentes e todos os colaboradores na divulgação do vestibular do nosso curso, com isso reafirmamos a união, grandeza e importância do nosso querido curso.

Att, Diretoria do CAVET-USS

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Selvagens USS participam da I Semana de Medicina de Animais Silvestres na UFRRJ



Integrantes da Liga Acadêmica de Animais Selvagens da USS estiveram na I Semana de Medicina de Animais Silvestres, na UFRRJ em Seropédica/RJ, entre os dias 19 e 23 de novembro. O evento foi de grande importância para o aumento dos laços entre a Liga Acadêmica de Animais Silvestres UFRRJ com a Liga SELVAGENS-USS, que agradece a hospitalidade e recepção dos organizadores do evento. 
Colaborando para divulgação da área de animais selvagens, que vem ganhando muito interesse na Medicina Veterinária, o que ratifica a importância dada a cadeira de clínica de animais selvagens lecionada na USS, gostaríamos de agradecer em especial aos nossos mentores Prof. Ricardo José Bottecchia e Prof. Alvaro Alberto Passos de Sá.

Veja as fotos do evento:


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Manejo das Vacas Leiteiras



RESUMO

O manejo tem o objetivo de criá-los, reproduzir e produzir. O fato do animal estar bem alimentado terá condições favoráveis para ter cios regulares e para o produtor obter maior produção de leite, o manejo nutricional é importante para a produção de leite e na reprodução, pois animais mal alimentados estão predispostos a doenças metabólicas, mastite, problemas locomotores, reprodutivos, diminuição da produtividade, entre outros. A alimentação é o item de maior custo dentro do sistema de produção de leite, realizar um manejo alimentar é fornecer os alimentos na quantidade e qualidade adequados. A eficiência reprodutiva de um rebanho também é um dos componentes mais importantes no desempenho econômico de uma propriedade de produção de leite. A intensificação dos sistemas de produção de leite indica que as vacas devem ser cobertas o mais cedo possível após o parto. Deve-se iniciar os cuidados com as bezerras desde o momento do parto, que deve preferencialmente ser acompanhado, para garantir os cuidados higiênicos e sanitários iniciais, como o corte e desinfecção do umbigo além dos cuidados de proteção e higiene das instalações para recebimento das bezerras com boa aeração, penetração de raios solares, sem umidade, ou seja estando relacionado com instalações, cuidados das vacas e dos bezerros, alimentação e ordenha ordenha para resultar em um aumento da produtividade.

Palavras Chave: Desempenho, Estro, Produtividade, Reprodução. 
Tema Central: Medicina Veterinária.