Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Conheça melhor os palestrantes que estarão presentes no II EAVET




M.V. MSc. Adelaide Menezes Magalhães
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora auxiliar em Clínica Médica de Pequenos Animais da Universidade Estácio de Sá/RJ. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Médica, Dermatologia e Oncologia, além de conhecimentos na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

M.V. MSc. Ana Paula Marques
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2005), Mestrado acadêmico em Medicina Veterinária (Patologia e Ciências Clínicas) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Foi docente na UFRRJ nas disciplinas de clínica médica III (doenças dos sistemas respiratório e cardiovascular) , obstetrícia veterinária e clínica médica IV (doenças carenciais e metabólicas). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (UFRRJ) e instrutora no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RIO) na área de bovinocultura de corte e leite. Tem experiência na área de Medicina Veterinária (animais de produção), com ênfase em clínica e cirurgia, medicina veterinária preventiva e produção animal.

M.V. MSc. Phillipe Bauer de Araújo Dória
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2001), Mestre em Cirurgia e Clínica Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2006). Trabalhou como Professor Substituto da disciplina de Patologia e Clínica Cirúrgica Veterinária de 2003 a 2005 e durante o 2º semestre de 2009. Ocupa o cargo de Professor Assistente II da disciplina de Patologia e Clínica Cirúrgica Veterinária da Universidade Federal Fluminense desde fevereiro de 2010.

M.V. MSc. Luiz Eckhardt
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2005); Especilalista em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Federal de Lavras (2009); Mestre pela UENF (2009) e Doutorado em andamento no Curso de pós-graduação em Ciência Animal pela UENF. Atuando nas áreas de Clínica médica de Animais Silvestres, Microbiologia Veterinária e Doenças Infecto-contagiosas, voltadas para a área de zoonoses bacterianas - principalmente Staphylococcus em aves e Salmonella em répteis. Médico Veterinário do setor de Clínica Médica de Animais Silvestres no Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Consultor técnico em resgate e manejo de Fauna.

M.V. DSc. Alcides Pissinatti
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1970), graduação em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestrado em Fisiopatologia da Reprodução e Inseminação Artific pela Universidade Federal Fluminense (1977) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é chefe do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro - CPRJ / INEA, membro de comitês do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, professor titular do Centro Universitário Serra dos Órgãos. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: primates, helicobacter, callithrix, leontopithecus e gastritis.

M.V. MSc. Fábio Macedo
Médico Veterinário pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), e Doutorando em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Alimentos pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ).
Área de pesquisa: Resíduos de Medicamentos Veterinários em Alimentos por Métodos Cromatográficos.
Experiência profissional em produção animal, marketing & mercado farmacêutico veterinário, professor de curso preparatório para concursos, docente do Departamento de Bromatologia, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense - RJ. Atualmente ministrando disciplinas de Tecnologia de Alimentos e Higiene Alimentar (2009-2011).

M.V. DSc. Marco Antônio Sloboda Cortez
Possui graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e University of Vermont (doutorado sanduíche-CAPES) (2003). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Veterinária, na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Medicina Veterinária, com ênfase em Tecnologia e Inspeção de Leite e Produtos Derivados, atuando principalmente nos seguintes temas: obtenção e qualidade de leite, tecnologia de elaboração de produtos lácteos e inspeção de leite e produtos derivados. 

M.V. DSc. Daniel Lessa
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Medicina Veterinária (Cir. e Clínica Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: eqüino, clínica médica, afecções respiratórias, afecções do aparelho locomotor, cirurgia e arteriografia.

M.V. Pós-Doc. Fernando Queiroz de Almeida
Graduado em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Viçosa, em 1983. Concluiu o Mestrado em Fisiologia da Reprodução de Equinos, em 1990, e o Doutorado em Nutrição de Equinos, em 1997, na Universidade Federal de Viçosa. Concluiu o Pós-Doutorado em Medicina Esportiva de Equinos, em 2009, na UNESP-Jaboticabal. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua na área de Medicina Veterinária, com ênfase em gastroenterologia, medicina esportiva e sanidade eqüina e, na área de Zootecnia, com ênfase em nutrição e metabolismo, produção e fisiologia esportiva de equinos. É consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Publicou 61 artigos em periódicos especializados, 10 artigos em periódicos como anais de eventos e 275 publicações em anais de eventos. Publicou 1 livro e 2 capítulos de livro. Produziu 1 software e outros 54 itens de produção técnica.

M.V. DSc. Fernanda Antunes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Medicina (Cirurgia Geral) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Revisor de periódico do Jornal Brasileiro de Ciência Animal. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia Animal.

M.V. MSc. Álvaro Alberto Passos
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Grande Rio (2004). Atualmente é responsável técnico na Clínica Veterinária VetCare, professor da Fundação Educacional Dom André Arco-Verde e medico veterinário da Universidade Severino Sombra, atuando principalmente nos seguintes temas: serpentes, meio ambiente, plasma, répteis e medicina veterinária. 

M.V. MSc. Fábio Sartori
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994) e mestrado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Severino Sombra - Vassouras, responsável pelas disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos I e II, Diretor do Instituto de Anatomia da mesma Universidade.

M.V. DSc. André Maciel Crespilho
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , FMVA-UNESP, Araçatuba/SP (2003). Especialista em Fisiopatologia da Reprodução Animal e Obstetrícia Veterinária pela FMVZ-UNESP, Botucatu/SP (2004). Mestrado (2005-2007) e Doutorado (2007-2010) na área de Reprodução Animal, também pela FMVZ-UNESP, Botucatu/SP. Possui experiência em docência nas disciplinas de Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução Animal, Obstetrícia Veterinária, Patologia Cirúrgica de Grandes Animais e Gestão de Negócios Veterinários. Atualmente é docente Permanente do Mestrado em Medicina Veterinária da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Tem experiência nas áreas de Fisiopatologia da Reprodução Animal, Obstetrícia, Andrologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: inseminação artificial, andrologia e avaliação laboratorial de sêmen congelado das diversas espécies de interesse econômico.

M.V. Pós-Doc. Magda Medeiros
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e pós-doutorado na Universidade de Cambridge (2009). Leciona Fisiologia Animal no Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2002. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos fisiológicos da acupuntura, estresse e no uso da acupuntura no tratamento clínico de pequenos animais.

O II EAVET acontecerá entre os dias 1 e 5 de outubro, na Universidade Severino Sombra. Para saber mais sobre a programação do evento, inscrições, como chegar e onde se hospedar, clíque AQUI.


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Clínica Veterinária USS


Medicina Veterinária USS visita criação de Nelore de elite

O 6° período de Medicina Veterinária visitou no dia 22 do último mês a Fazenda Boa Vista, em Barra do Piraí, propriedade onde é feita a criação e reprodução de Bovinos da raça Nelore. A fazenda tem renome por seu excelente plantel, ganhador de vários prêmios em exposições regionais e nacionais. Veja as fotos abaixo:







Clique nas imagens para ampliar.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Novos integrantes da LIPA - Liga de Pequenos Animais

É com muito orgulho que a presidência da LIPA-USS Liga de Pequenos Animais anuncia os novos integrantes, selecionados através de entrevista com os atuais membros e a professora orientadora da Liga:

Ramona Cristina de Oliveira Batitucci - 6° Período
Roberto Francisco Silva Moreira - 1° Período

O CAVET-USS parabeniza os ingressantes e deseja boa sorte à Liga nesta nova fase! Acompanhe as próximas atividades da LIPA aqui no blog do CAVET ou então na fanpage da Liga no facebook.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Baiano de casa nova


 A Liga Acadêmica de Animais Selvagens gostaria de agradecer a Diretoria do Sítio Barreiro e em especial ao Professor Alvaro Passos pela colaboração em recursos e aos alunos Silvio Romero, Raphael Fernando e Rafael Azevedo por ajudarem na montagem, possibilitando assim a nova moradia do Carcará do Espaço Selvagem, conhecido como Baiano, proporcionando um enriquecimento ambiental e melhora em sua qualidade de vida.

     

 Att, Presidência da Liga de Animais Selvagens.

domingo, 2 de setembro de 2012

Liga de Animais Selvagens comemorando a Boa Fase!


A Liga de Animais Selvagens realizou sua reunião no dia 27 de agosto em um ambiente descontraído, ideia esta proposta pelos próprios integrantes, mas a pauta a ser tratada era de seriedade. Foram debatidos os temas e projetos de pesquisas científicas para publicação do ENIC e da confecção de um artigo científico a ser publicado na revista eletrônica da USS.  Outra pauta da reunião foi a abertura de duas vagas para ingresso na Liga, que posteriormente será divulgado em nosso blog, aguardem novidades.