Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

Encerramento do Período 2012.1


Como de costume, estamos reduzindo nossas atividades no blog devido ao encerramento do período letivo 2012.1. Entretanto, visitem o blog nas férias para ficarem por dentro das novidades que estão por vir. Gostaríamos de agradecer a todas as sugestões, críticas, pedidos, elogios, agradecimentos e apoio, pois fiquem sabendo que a participação de vocês é de suma importância para melhorarmos cada vez mais. Nosso intuito e lutar por melhorias do curso e para atividades de ganho intelectual dos alunos. Pretendemos e queremos uma Medicina Veterinária cada vez mais forte e atuante na USS, e para isso contamos com todos!
Gostaríamos de elencar nossas principais atividades como Centro Acadêmico nesse período:

· Boas vindas aos calouros (ver postagem);
· Participação na elaboração do III Encontro de Bem-Estar Animal (ver postagem);
· Apoio e organização no I Simpósio Sul-Fluminense em Dermatologia Veterinária (ver postagem);
· Bolsas e descontos para o I Simpósio Sul-Fluminense em Dermatologia Veterinária;
· Participação em manifesto no conselho dos Centros Acadêmicos da USS;
· Voz ativa na reunião em assembleia geral estudantil da USS;
· Organização e auxílio no mutirão de castração da comunidade de Pocinhos, em Vassouras (ver postagem);
· Criação da Liga de Animais Selvagens (ver postagem);
· Apoio na reestruturação da Liga de Bem-Estar Animal (ver postagem);
· Organização e apoio para classificação dos alunos como fiscais no 39° Concurso Leiteiro de Paty do Alferes (ver postagem);
· Participação na aula da saudade (ver postagem);
· Homenagem a formanda Fernanda Lemos;
· Melhorias na sede do CAVET-USS;
· Realização do concurso BichoVET (ver postagem);
· Apoio ao aluno Rondonista (ver postagem);
· Apoio no projeto de castração dos animais do canil da USS;
· Apoio ao DCE em manifestação sobre a eleição do presidente da FUSVE (ver postagem);
· Mais de 17 mil acessos em nosso blog;
· Informativos de auxilio aos alunos para o portal universitário (ver postagem);
· Postagens periódicas de artigos científicos e materiais para estudos dos alunos (ver postagens).

Visto isso, é com satisfação e consciência de dever cumprido que encerramos mais um período letivo, desejando a todos boas férias, boa viagem, e um ótimo regresso! Sorte e sucesso aos nossos veteranos formandos e que nossos calouros sejam bem vindos e se orgulhem, pois vocês fazem parte de um seleto grupo de alunos da USS, do curso mais unido e determinado que essa universidade já viu, onde alunos, professores e Centro Acadêmico caminham juntos pelo bem de todos, TORNANDO A VET MAIS FORTE DO QUE NUNCA!

Obrigado e bom descanso a todos!

Att, 
Diretoria do CAVET-USS.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Expectativa de medicamentos genéricos em Medicina Veterinária



O mercado de remédios genéricos veterinários, inexistente no Brasil, pode começar a ser criado em breve e a indústria já se movimenta. Assim como os genéricos para humanos, os remédios para animais de produção ou domésticos, após regulamentação, passarão a ser colocados no mercado com prazo e custo menor, depois da expiração de patentes de produtos de referência.
Segundo Henrique Tada, da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), no momento, a inexistência de um genérico definida por lei, após a expiração da patente de uma companhia, leva as farmacêuticas concorrentes a submeterem a molécula a um longo processo de registros de testes clínicos para comprovar eficácia e segurança. Tendo sido aprovado o genérico, todo o processo poderá ser substituído pelo teste de bioequivalência, uma vez que a molécula inicial já passou por estudos anteriores.
De acordo com Tada, a expectativa é que categoria emirja, mas, para que isso ocorra, a lei precisa ser atrativa. O surgimento dos remédios genéricos veterinários só acontecerá se as empresas acharem viável. A legislação que autorizará que o assunto seja regulamentado, no Ministério da Agricultura, está para ser votada nas próximas semanas no Congresso.
Falando das vantagens do produto, o autor da lei, o senador Benedito de Lira, afirma que diversos criadores deixam de tratar seus animais devido aos custos, o que pode ser solucionado com a disponibilização dos genéricos, que são mais baratos.
Segundo Tada, há um longo período para que esses remédios sejam produzidos. A exigência do teste de resíduo, que verifica se foram eliminados todos os restos da substância nos animais que seguirão para o abate, é uma questão em suspense, esperada pela indústria. Para Luciana Gomes, fiscal do ministério, é preciso ainda garantir que nenhum resíduo ficará, o que só acontecerá no momento da regulamentação, e após possível bioequivalência.

sábado, 23 de junho de 2012

Investigação de áreas de risco como metodologia complementar ao controle da leishmaniose visceral canina



Resumo

Foram investigadas áreas de risco de leishmaniose visceral canina no município de Camaçari, Bahia. Um total de 278 cães distribuídos em 141 residências, pertencentes a 20 áreas de risco investigadas, foi examinado sorologicamente (ELISA). A soroprevalência geral foi 21,7% (56/258) depois da exclusão dos 20 cães usados no início do estudo para delimitar a área. Os resultados respectivos das análises univariada e multivariada dos fatores relacionados à infecção do cão por Leishmania chagasi, a captura e distribuição do vetor na área e a metodologia usada para localizar os focos caninos são discutidos.

Termos de indexação: Leishmaniose visceral, Leishmania chagasi, Lutzomyia longipalpis, controle, cães, epidemiologia, Brasil.

Para ler o artigo na integra clique no link CLIQUE AQUI.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Formandos 2012.1


Formandos 2012.1

Representantes de turma dos períodos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º estão convidados para assistirem a Aula da Saudade do 9º período, nesta quarta-feira, 20 de junho, às 17:00 horas na sala de multimídia do bloco 4 no campus universitário.

Att,
Comissão de formatura: Elyzandra Azevedo e Diogo Bandeira.



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rifa em prol dos animais do canil. Colabore você também!


Cesta alcoólica em prol dos cães do canil da faculdade: 1 Vodka Absolut, 1 Conhaque Presidente, 1 Cachaça Artesanal e 4 copos. Valor R$ 4,00. 
Está sendo vendida com os representantes da Liga de Bem-Estar Animal LIBEA-USS e com a professora Nádia Rossi. 
Colaborem! o objetivo é angariar fundos para que possamos realizar as castrações e tentar doar os animais do canil.
Além da rifa, a LIBEA também está aceitando doações como medicamentos e outros produtos que venham a ajudar no mutirão que será realizado para as cirurgias de castração. Procure um integrante da LIBEA e saiba como você pode ajudar. Mais informações na fanpage da LIBEA no Facebook. 

I Simpósio Sul Fluminense em Dermatologia Veterinária


O 1° Simpósio Sul Fluminense em Dermatologia Veterinária ocorreu nos dias 16 e 17 de junho em Vassouras-RJ, contando com a ilustre presença de renomados profissionais da área como PhD. Vitor Cunha, Doutor em Ciências Veterinárias pela UFRRJ; PhD. Wandréa de Souza Mendes, Doutora em Nutrição Animal; MSc. Flávia Tavares, Mestre em Clínica de Pequenos Animais pela UFF; MSc. Marina Furtado, Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas; entre outros.   Sendo indiscutivelmente um sucesso, tendo como grande clímax o debate em mesa redonda sobre leishmaniose. 
É com entusiasmo que agradecemos a parceria proposta pela Professora Flávia Clare por ter acreditado no comprometimento e apoio do CAVET-USS para o evento. Agradecemos também à presença de todos os alunos que participaram e com isso reafirmamos nossa primordial atividade de lutar pelos interesses dos universitários veterinários da USS em propiciar eventos de alto padrão de conteúdo intelectual. Veja as fotos abaixo:





Clique nas imagens para ampliar.






terça-feira, 12 de junho de 2012

Veterinária USS no 39° Concurso Leiteiro de Paty do Alferes

Os alunos da Medicina Veterinária USS participaram do 39° Concurso Leiteiro de Paty do Alferes, evento que ocorreu durante a Festa do Tomate, nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho. Foi atribuída aos alunos a função de fiscal, monitorando as ordenhas que eram realizadas em 4 horários (5h, 14h, 18h e 22h) e em 6 categorias (vaca Holandesa livre, novilha Holandesa livre, vaca Girolando livre, novilha Girolando livre, categoria controlada 75 quilos e categoria controlada 105 quilos).
Os alunos foram acompanhados pela Dra. Bianca, Médica Veterinária do Hospital Veterinário da USS, e instruidos pela Veterinária Ângela, representante da EMATER-RIO de Paty do Alferes e pelo Eng. Agrônomo Geraldinho, representante da EMATER-RIO de Paraíba do Sul.


Clique nas imagens para ampliar.

domingo, 10 de junho de 2012

O Brasil e a economia-mundo: o caso da carne bovina

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral demonstrar que a crescente demanda por segurança alimentar, intensificada pelos recentes surtos sanitários no mercado internacional, alteraram a configuração da bovinocultura de corte mundial, com destaque para a produção e a exportação brasileira de carne bovina — antes restringida à esfera local. Para tanto, busca-se explorar e descrever o tema, tendo como referencial teórico fundamental o constituído pelas abordagens do moderno sistema mundial. Fundamenta-se que tais exigências não se tratam de procedimentos de restrição comercial; ao contrário, encontram-se no cerne de um processo histórico e sistêmico que visa preparar o mercado brasileiro para o fornecimento de carne bovina ao centro da economia-mundo capitalista.

Palavras-chave: economia-mundo; segurança alimentar; carne bovina

Para ler o artigo na íntegra, CLIQUE AQUI.

Premiação BichoVET


Demoramos, mas postamos. Foto da entrega do livro de Anatomia Veterinária prêmio da promoção BichoVET à aluna Taiana Silva. Parabéns, Taiana.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Liga de Selvagens inicia projeto de videoteca

A Liga Acadêmica de Animais Selvagens iniciou seu novo projeto criando a videoteca de documentários sobre a vida selvagem, acervo de vídeos a priori está disponível no CAVET-USS somente para os integrantes da liga. Nossa intenção é aumentar o acervo e assim disponibilizar o mesmo para todos os alunos do curso de Medicina Veterinária. Esse é um dos vários projetos que a liga de selvagens tem realizado e outros ainda por realizar. Acompanhem em breve mais novidades.

Att, 
Gustavo Silveira 
presidente da Liga de Animais Selvagens.


VIDEOTECA


Documentário Vida a Sangue Frio
Volume I

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mascote do CAVET


Visite nosso canal no Youtube e veja outros vídeos CLICANDO AQUI.

Convocação


O CAVET-USS convoca os alunos interessados em participar da organização da semana acadêmica 2012 do curso de Medicina Veterinária para comparecimento à sede do CAVET na próxima quarta-feira, dia 06 de junho, às 17:00h, para reunião com o professor Fábio Sartori. Pauta: Formação das comissões que irão compor a organização do evento, como divulgação, patrocínio, festa, etc..

domingo, 3 de junho de 2012

Medicina Veterinária realiza atividade de função social





Os alunos do curso de Medicina Veterinária juntamente com as professoras Dra Alessandra Tovar e Dra Flávia Clare e o apoio da Prefeitura Municipal de Vassouras realizaram no dia 02 de junho um mutirão de castração de animais na comunidade de Pocinhos (Toca dos Leões) em Vassouras. Essa atividade teve como finalidade o controle populacional e preventivo de zoonoses, ainda melhorando as condições de sobrevivência dos animais. Foram submetidos ao procedimento cirúrgico o total de 20 cães, não tendo se sequer um caso de óbito registrado. Esses animais ainda serão acompanhados no decorrer da semana.
A atividade realizada foi um ato de solidariedade e função social universitária, visando o bem-estar animal e humano. Mediante esse belo ato o CAVET-USS orgulhosamente agradece aos alunos e todos os envolvidos pela doação, solidariedade e comprometimento.









Clique nas imagens para ampliar.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Novo Carnê de Mensalidades


Conforme avisado pela coordenação nas salas de aula durante esta semana, o banco onde era feito o pagamento das mensalidades da faculdade mudou, implicando, assim, na mudança dos carnês de pagamento. Os novos carnês já começaram a ser distribuídos esta semana. Segue abaixo a listagem com os alunos da Medicina Veterinária que ainda não retiraram o novo carnê: 

1° período:
Mayra Dias

3° período:
Camila Rodrigues
Paula Ouverney

5° período:
Bruna Alves Pimentel
Thais Velasco

7° período:
Rafael Fonseca
Marcus Pelosi

8° período:
Ellen Silva
Adriana Borges

9° período:
Fernanda Lemos
Pedro Henrique
Marcone
Ana Carolina Barbosa
Elyzandra Azevedo
Isabela Dutra

Lembramos que o vencimento é para 04 de junho (próxima segunda-feira). Aos alunos listados acima, favor comparecerem à secretaria no campus universitário, que estará em funcionamento no sábado até às 12:00 horas, onde poderão pegar seus carnês.