Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Seminários para ingresso na Liga de Animais Selvagens






Seminários para ingresso da Liga Acadêmica de Animais Selvagens - SELVAGENS: Atividade realizada no dia 25 de abril no Hospital Veterinário - Barreiro. Gostaríamos de agradecer a direção e coordenação do campus Barreiro por ceder sempre quando requeridas pelos alunos as instalações para as atividades de cunho acadêmico. Aguardem novidades sobre a mais nova liga!

Vacinação


Atenção alunos de Medicina Veterinária da USS que não foram vacinados  para TÉTANO, RAIVA E HEPATITE B, procurem o CAVET-USS no horário de funcionamento para darem os seus nomes e respectivas matrículas, pois realizaremos grupos de vacinações periódicas. Não deixem de comparecer. lembramos que é de suma importância e segurança possuir a cobertura dessas vacinas para o exercício e estudo da nossa profissão!

Gratos pela atenção.
Att, Diretoria do CAVET

Comportamento alimentar de boa constrictor, Epicrates cenchria e Corallus hortulanus (Serpentes: Boidae) em cativeiro

Comportamento alimentar de Boa constrictor, Epicrates cenchria e Corallus hortulanus (Serpentes: Boidae) em cativeiro


RESUMO

Descreve-se aqui o comportamento alimentar de Boa constrictor, Epicrates cenchria e Corallus hortulanus, comparando-o com registros discordantes existentes na literatura. O comportamento, descrito a partir dos métodos "todas as ocorrências" e "amostragem de seqüências", foi subdividido em quatro fases: (i) localização, aproximação e bote; (ii) constrição; (iii) inspeção; e (iv) ingestão. Na primeira fase, o dardejar de língua era evidente e os botes desferidos preferencialmente na cabeça dos camundongos. Durante a constrição, não se evidenciou, nas três espécies estudadas, existência de lado dominante do corpo em contato com a presa. Todas as serpentes apresentaram padrão ventral de constrição, sendo um o número de espiras utilizado por B. constrictor e E. cenchria e dois por C. hortulanus. Na fase de inspeção, a serpente tocava a presa com o focinho e dardejava a língua. A ingestão geralmente se iniciou pela cabeça da presa. 

Descritores: Comportamento alimentar, Serpentes, Boidae.

Para ler o artigo na integra CLIQUE AQUI.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Portal Universitário USS

Uma ferramenta muito interessante oferecida pela USS para o corpo docente e discente que a Medicina Veterinária começa a utilizar neste primeiro semestre de 2012. O portal traz diversas utilidades, como, por exemplo, um serviço de notificações e avisos, cujas mensagens são enviadas pelos professores e/ou coordenador do curso, informando aos alunos sobre atividades importantes na Universidade, além de várias outras ferramentas úteis aos alunos e professores. Veja algumas delas:

- No portal pode-se utilizar alguns aplicativos, como um tradutor de idiomas, atlas geográfico, dicionário Aurélio e uma enciclopédia virtual;
- O portal conta também com um comunicador, semelhente ao bate-papo do Facebook, que permite trocar mensagens instantâneas com os seus contatos. É possível adicionar contatos a este comunicador através de um mecanismo de pesquisa dado pelo mesmo;
- Serviço de notificação de atividades de aprendizagem, avaliações e exercícios, entrega de trabalhos, materiais de aula e planos de aula;
- A página Wiki no portal também é um outro ponto bastante interessante. Esta página, que possui o slogan de "construção coletiva do conhecimento", o usuário pode criar um texto sobre dado assunto, e postá-lo. Esse texto poderá ser consultado por outros usuários, que também poderão modificá-lo, de maneira a ampliar e enriquecer seu conteúdo, semelhante à maneira como acontece no site Wikipédia;
- Ainda se tem uma página de notícias educacionais, com informações relacionadas à educação no Brasil e no mundo;
- Mecanismos de pesquisa em várias bibliotecas virtuais e sites de bancos de dados, que disponibilizam resumos e textos completos de teses, dissertações e artigos;
- Entre várias outras ferramentas interessantes. 

No portal, o aluno cria um perfil (que ele escolhe se compartilha ou não para outros usuários), com informações pessoais. É bom lembrar que o site, apesar do formato de rede social, é destinado à educação, portanto publicação de propagandas e qualquer tipo de material ilegal é expressamente proibido. 
Para acessar o portal, vá ao site da USS e clique em Portal Universitário, na barra de menu, à esquerda da página. O primeiro Login deve ser feito da seguinte forma: 

Login: Matrícula 
Senha: Matrícula + 1008 (Digite 1008 imediatamente após o último número de sua matrícula)

A senha pode ser alterada após o primeiro uso. No primeiro acesso, você deverá ler os termos de uso do site, e concordar com os mesmo para poder usá-lo.
Veja alguns screenshots da interface do Portal Universitário USS:


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Novos integrantes da Liga de Animais Selvagens


Em nome do CAVET, gostaríamos de parabenizar os novos integrantes da Liga Acadêmica de Animais Aelvagens:

- Pricilla Fernanda (Vet 5° período)
- Mariana Angelim (Vet 2° período)
- Lucas Hagge (Vet 1° período)
- Natália Motta (Vet 2° período)
- Paula Diniz (Vet 3° período)
- Máyra Silveira (Vet 3° período)
- Marta Gisele (Vet 7° período)
- Liana Monteiro (Vet 5° período)

Congratulações! Vocês consquistaram seus respectivos espaços mediante a dedicação, conhecimento, comprometimento e postura em seus seminários! É com grande orgulho que iniciamos a mais nova liga acadêmica da medicina veterinária!



quarta-feira, 25 de abril de 2012

USS tem participação aprovada no Projeto Rondon 2012


É com muito orgulho que informamos que a USS tem a sua participação aprovada no PROJETO RONDON 2012! Atenção alunos da Medicina Veterinária que queiram participar do projeto Rondon: procurem o CAVET-USS para maiores infromações e fiquem atentos para a inscrição do processo seletivo no site da USS.

A USS foi aprovada na participação na OPERAÇÃO CAPIM DOURADO. Gostaríamos também de parabenizar o mestre Paulo Pereira coordenador do núcleo Rondon USS!

Tocantina/TO - Universidade Severino Sombra USS e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto USP.

Reunião da Diretoria do CAVET-USS

Atenção diretores: Reunião na quinta-feira, 26 de abril às 18:30h. Local: Sede do CAVET.

Att, Gustavo Silveira
Diretor do CAVET-USS

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Processo de seleção para a Liga SELVAGENS

Atenção colegas inscritos para o ingresso na Liga SELVAGENS: Informamos que o local de apresentação dos seminários será no sítio Barreiro às 18:00 horas no dia 25 de abril, quarta-feira. Cada inscrito conta com o prazo de 15 minutos para apresentação dos seus respectivos seminários.

Seminaristas:

- Kithy Ramurdo (Vet 1°Periodo)
- Pricilla Fernanda (Vet 5°Periodo)
- Mariana Angelim (Vet 2°Periodo)
- Lucas Hagge (Vet 1°Periodo)
- Natália Motta (Vet 2°Periodo)
- Paula Dniz (Vet 3° Periodo)
- Máyra Silveira (Vet 3°Periodo)
- Marta Gisele (Vet 7°Periodo)
- Liana Monteiro (Vet 5°Periodo)
- Valéria Souza (Bio 1°Periodo)
- Juliana Costa (Bio 8°Periodo)
- Gilliard De Carvalho (Bio 1°Periodo)

Boa sorte a todos!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Atividades da Liga da Grandes Animais


 




A liga de grandes animais “OS GRANDES-USS” realizou no dia 18 de abril atividades de cunho prático na fazenda escola no Sitio Barreiro, iniciando o fichamento de identificação dos bovinos (inicialmente as vacas). Em suma, essa é uma das primeiras atividades que a liga pretende realizar na fazenda escola Professor Gustavo Gomes. Mediante essas atividades, a  função principal é realizar todo o levantamento clinico veterinário dos animais da fazenda escola.  Durante o fichamento, a liga também realizou procedimento profilático de desobstrução do canal lacrimal em um dos equinos recentemente adquiridos pela administração do Barreiro.

Seminários dos ingressantes na Liga "OS GRANDES-USS"






















Foi realizado na quinta-feira, dia 19 de abril, na biblioteca da USS, o processo seletivo de seminários para ingresso da liga de grandes animais. Os seminaristas foram avaliados pela banca composta pelos professores Gustavo Gomes (professor responsável da liga), Fabio Sartori, Nadia Rossi ( professores convidados) e um dos alunos fundadores da Liga, Mario Espinho.

Mediante o ótimo desempenho dos seminaristas, parabenizamos os novos integrantes: Julio caravana, Isabelle Abdo, Maicon Pereira, e Leonardo Quintanilha pelos esforços e dedicação para ingressarem na liga, méritos mais que merecidos. Sendo assim, sejam bem vindos e agora mãos à obra!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Convocação Para Assembléia Geral Estudantil


Convocamos em caráter de urgência todos os alunos da Medicina Veterinária a participarem da Assembléia Geral no Auditório da USS, quinta-feira (amanhã) às 18:00 horas, assunto: ELEIÇÕES PARA PRESIDÊNCIA DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SEVERINO SOMBRA. Sua participação e presença são de suma importância. Contamos com todos vocês!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ação Social da VET-USS em Barra do Piraí


Curso de Medicina Veterinária da USS em uma feira de saúde prestando serviço de saúde pública, informando os moradores do bairro Arthur Cataldi, em Barra do Piraí/RJ, sobre animais peçonhentos e venenosos. Os alunos estavam expondo duas serpentes - uma Cascavel e uma Jararaca - e uma Aranha Caranguejeira. O evento ocorreu no dia 14/04/2012.

domingo, 15 de abril de 2012

Resultado da promoção Bicho VET!

Como previsto no regulamento, encerrou-se hoje o prazo das curtidas na promoção Bicho VET. A vencedora foi a aluna Taiana Silva, que ganhou como premiação pelo maior número de votos o livro 'Tratado de Anatomia Veterinária' (Dyce K.M.). Parabéns, Taiana, passe na sede do CAVET com um documento de identificação para retirar seu prêmio.

Veja a classificação das fotos:

1. Taiana Silva: 452 votos
2. Diogo Bandeira: 290 votos
3. Jhone Almeida: 242 votos
4. Thaís Calainho: 71 votos
5. Vanessa Citeli: 50 votos
6. Edgard Alves: 46 votos
7. Marcus Pelosi: 33 votos
8. Daniele Gavioli: 31 votos
9. Rafaela Barreto: 26 votos
10. Scarlath Ohana: 24 votos
11. Fenela Assed: 22 votos
12. Daniele Ramos: 21 votos
13. Leonardo Quintanilha: 18 votos

Veja os screenshots das fotos e curtidas no momento do encerramento da promoção:








Clique nas imagens para ver em tela cheia

Seminário para ingresso na Liga OS GRANDES



Seminaristas que concorrem a 4 (quatro) vagas::

Leonardo Freire Quintanilha - 6°período
Ponam Matoso Rubim - 7°período
Júlio Caravana - 8°período
Raphaela Fernandes - 2°período
Isabelle Abdo de Oliveira - 1°período
Guilherme Rolla Godoy - 1°período
Maicon Pereira - 2°período

Informamos que os alunos listados devem comparecer no dia 19 de abril Quinta Feira as 17:30 horas na biblioteca da USS para apresentação do seminário, trajados adequadamente com jaleco e com seus seminários em PowerPoint, cada aluno possui o tempo máximo para apresentação de 20 minutos, a banca avaliadora será composta pelos professores Gustavo Gomes e Nadia Rossi e o Presidente da Liga Gustavo Silveira.

Apoio: