Páginas

sábado, 31 de março de 2012

Projeto Rondon 2012


Foi enviada a proposta de participação da Universidade Severino Sombra para o projeto Rondon, esperamos que nossa universidade seja aprovada, a participação do projeto Rondon 2012 tem como objetivo as operações Açaí (no Pará) e Capim Dourado (no Tocantins) no período de 6 a 29 de julho.,. Aguardamos com anseio o resultado, gostaríamos de informar aos alunos da Medicina Veterinária caso queiram participar do projeto que procurem o centro acadêmico toda segunda-feira no horário de funcionamento para maiores informações.

Durante a Operação no Pará, um navio da Marinha brasileira realizará uma Ação Cívico Social (ACISO), voltada às Comunidades Ribeirinhas localizadas na calha/foz do Rio Tocantins. Disponibilizando 19 vagas para alunos universitários, da área de saúde, para participarem dessas ações. Para tanto, as Universidades selecionadas para desenvolverem o Conjunto A de ações, se desejarem, poderão indicar um aluno, não integrante da equipe, para acompanhar e auxiliar essas atividades do 4º Distrito Naval.
Municípios que participam das operações:
Operação Açaí:
Aurora do Pará, Bonito, Cachoeira do Arari, Curralinho, Curuçá, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Magalhães Barata, Marapanim, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Ponta de Pedras, Quatipuru, Santarém Novo, São Domingos do Capim, São João de Pirabas, São João da Ponta e São Sebastião da Boa Vista.

 Operação Capim Dourado:
Aparecida do Rio Negro, Arapoema, Barrolândia, Caseara, Colinas do Tocantins, Divinópolis do Tocantins, Itacajá, Itapiratins,  Marianópolis, Miranorte, Nova Olinda, Pedro Afonso, Palmeirante, Pequizeiro e Tocantínia.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Certificados do minicurso de Medicina Intensiva




Prezados colegas, já estão disponíveis no CAVET-USS os certificados do curso de MEDICINA INTENSIVA (Emergência) a I JORNADA DE MEDICINA VETERINÁRIA DA USS. Favor os alunos que participaram do curso acima irem ao Centro Acadêmico de Medicina Veterinária no horário de funcionamento para pegarem seu certificado.

Atenciosamente, diretoria do CAVET-USS.

domingo, 25 de março de 2012

Promoção Bicho VET: Curta a sua foto favorita e deixe seu voto!


Período de votação aberto! Vá até nossa página no Facebook clicando no link acima ou então clicando AQUI, veja as fotos e dê CURTIR na sua foto favorita. Lembramos que a foto mais votada ao final do período de curtidas, ganhará um livro de Anatomia Veterinária, conforme previsto no regulamento (acesse o regulamento completo clicando AQUI).

Veja abaixo as normas desta etapa da promoção:

Da votação:

2.1 – O prazo em que as votações ficarão abertas será de 19 de março a 9 de abril, podendo se estender a critério do comitê organizador da promoção;
  • Prazo alterado - Nova data: de 25 de março a 15 de abril.

2.2 – Apesar de as inscrições serem reservadas aos indivíduos que se encaixem no item 1.1 desse folheto, qualquer usuário do site Facebook poderá votar nas fotos enviadas, visto que a visualização do álbum é aberta ao público;

2.3 – A foto vencedora será a que receber maior número de “Curtir” ou “Likes” na página do CAVET no Facebook (www.facebook.com/cavetuss). Desse modo, a votação será transparente e todos poderão acompanhar a qualquer momento os resultados parciais.

2.4 – Em caso de empate as fotos empatadas serão submetidas a mais um período de votação, como se fosse um segundo turno.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Nova liga interdisciplinar: Selvagens

Finalmente foi criada a mais nova liga interdisciplinar da Medicina Veterinária e Biologia, parceria entre o CAVET-USS e o CABIO-USS!


- A Liga 
É uma organização estudantil que prima sobre o aprendizado focado em animais selvagens. 

A Liga de Animais Selvagens realiza pesquisas de iniciação científica, projetos e seminários, reuniões de debates e instruções com o professor Dr. Alvaro Alberto Passos e a professora Drª Teresa Dornelas, além de participar de aulas práticas. Participando ainda de feiras de saúde e outros eventos. 

Participar da liga traz alguns benefícios, como enriquecimento curricular (por conta dos trabalhos publicados pela liga), horas de atividade complementar (que são necessárias para que o aluno consiga se formar), maior contato com os animais proporcionando um melhor aprendizado; além de estar aprimorando seu conhecimento e tendo maior contato com a área de atuação que o aluno mais possui afinidade. 

- Inscrições 
A liga esta abrindo vagas para ingresso de alunos interessados, por isso faremos uma seleção para o ingresso de novos participantes. São 5 (cinco) vagas disponíveis para os alunos de Medicina Veterinária e mais 5 (cinco) vagas para os alunos de Biologia. 

O valor das inscrições é de R$ 5,00 (cinco reais) para alunos com carteirinha do DCE ou R$  7,00 (sete reais) alunos sem filiação ao DCE.

As inscrições para a seleção serão abertas no dia 23 de março e se encerrarão no dia 06 de abril de 2012. 

As mesmas poderão ser feitas de duas maneiras: 

I. Na sede do CAVET e ou CABIO, ambos no campus USS/Vassouras. Até o dia 06 de abril. O formulário estará disponível no local. 

II. Através do blog do CAVET (cavet-uss.blogspot.com) durante todo o período de inscrições. Obs.: Deve-se preencher o formulário indicado na postagem com os dados pessoais e enviar por e-mail para cavet-uss@hotmail.com 

Quaisquer alunos matriculados nos curso de Medicina Veterinária e Biologia da USS, independentemente do período que estejam cursando, podem se inscrever. 

- A Seleção 
Será feita através da avaliação de seminários individuais (tema LIVRE, desde que seja voltado para animais selvagens) apresentados pelos alunos inscritos para uma banca composta por 3 (três) avaliadores: O professor orientador da liga, professora convidada representando a Biologia Drª. Teresa Dornelas, e a presidenta da liga de animais selvagens. 

Scarlath Penna, presidenta da liga.



Seguem abaixo as informações que devem ser preenchidas e enviadas para o e-mail cavet-uss@hotmail.com como formulário de inscrição: 
Obs.: Copie estes dados e cole juntamente com suas respectivas respostas no e-mail a ser enviado para o CAVET. 





Liga Selvagens
Formulário de Inscrição
Nome:
Matrícula:                                         Período:
Tema do Seminário:
Telefone:
E-mail:
Participa alguma outra liga? 



quarta-feira, 21 de março de 2012

Certificados do curso de Odontologia da I Jornada de Medicina Veterinária da USS


Prezados colegas, já estão disponíveis no CAVET-USS os certificados do curso de odontologia da I JORNADA DE MEDICINA VETERINÁRIA DA USS. Favor os alunos que participaram do curso acima citado irem ao Centro Acadêmico de Medicina Veterinária no horário de funcionamento para pegarem seu certificado.

Atenciosamente, diretoria do CAVET-USS.

terça-feira, 20 de março de 2012

Reunião da diretoria do CAVET dia 22/03

Caros integrantes da Diretoria do CAVET-USS, reunião de urgência nesta quinta-feira dia 22 de março às 18:00 horas. Local: Centro Acadêmico de Medicina Veterinária!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Relação dos alunos aprovados para ingresso na LIBEA-USS

Relação com os alunos aprovados pela banca avaliadora composta pelo professor Ricardo Bottecchia, pela presidente da Liga Isabelle Castro e pela vice-presidente da Liga Viviane Marques.

Obs.: Foram abertas 8 vagas. Não significando obrigatoriamente que todas estas deveriam ser preenchidas. Seguindo os critérios de avaliação da instituição, foi estabelecida uma nota mínima conforme a avaliação de cada aluno no seminário, estipulando-se assim a média 7.

Alunos:

Daiany Barbosa 
Edgard Alves 
Juliana Cidade 
Lucas Orgal
Mariana Amorin 
Scarlath Ohana 
Thais Calainho


Foram, portanto, preenchidas 7 vagas com os alunos qualificados conforme a nota de corte estipulada pela banca avaliadora.


domingo, 18 de março de 2012

Prorrogação das inscrições na promoção Bicho VET

Prazo de inscrições prorrogado até 24 de março. Para se inscrever basta enviar sua foto (anexada de seu nome completo, número de RG e telefone) para o email cavet-uss@hotmail.com . Lembramos que, conforme o regulamento da promoção, cada pessoa concorrerá com apenas uma foto, e nesta deve aparecer obrigatoriamente a pessoa que concorre na promoção com um ou mais de seus animais de estimação à sua escolha.
Com esta mudança, o período de voto (curtidas) no facebook, ficará adiado, com início em 25 de março, perdurando até 15 de abril.

sábado, 17 de março de 2012

Reunião da Liga OS GRANDES 20 de Março

Atenção integrantes da liga OS GRANDES USS, reunião nesta terça-feira, dia 20 de março, às 17:00h, no CAVET-USS.
(Importante: Os alunos inscritos para a prova de seleção da liga também podem participar da reunião.)


Prorrogação do prazo de inscrições para a Liga OS GRANDES

Caros colegas, a pedidos dos alunos estaremos prorrogando o prazo de inscrição para Liga de Grandes Animais "OS GRANDES - USS" até o dia 23 de março, não deixem de participar!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Guia de Raças de Bovinos

Guia de Raças de Bovinos


Arquivo que reúne cerca de 100 raças de bovinos, incluindo dados sobre sua origem, características, e finalidades de produção.

Apresentação dos seminários LIBEA-USS

Atenção alunos inscritos na LIBEA:

A apresentação dos seminários do processo de seleção para ingresso na Liga de Bem-Estar Animal, LIBEA-USS, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 19 de março, às 16:00 horas, no bloco 5 do campus universitário USS Vassouras, sob avaliação do professor orientador da liga, Ricardo Bottecchia, e da presidenta da mesma, Isabelle Castro.

quinta-feira, 15 de março de 2012

14 de Março: Dia Nacional dos Animais

"Quanto menos capazes forem os seres de defender seus direitos, maior é o nosso dever de defendê-los por eles"

Homenagem do CAVET-USS à todos os nossos queridos amigos de pêlos, penas, escamas, etc.!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Esclarecimento de dúvidas e informações

Em caso de dúvidas, segue a tabela com indicações de que pessoa ou setor procurar diante de um problema dentro do curso: 

Principais dúvidas/Assunto
Responsável
Dias disponíveis
Horário disponível
Local
TCC (Monografia)
Prof. Fábio Sartori
5ª feira
18h
Sala dos Professores/Bloco 2
Estágio Supervisionado
Profa. Carla Moura e Central de Estágios
2ª feira
14:00-15:00h
18:00-1:00h
Central de Estágios
Sítio Barreiros – Atividades Pedagógicas
Prof. Gustavo Mendes (Bigu)
2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª feira
À tarde
Hospital Veterinário/ Barreiros
Hospital Veterinário de Pequenos Animais
Dra Fernanda Honorato
2ª, 3ª, 5ª feira
4ªfeira
8:00-17:00h
10:00-17:00h
Hospital Veterinário/ Barreiros
Atividade Complementar
Plano de estudo
Análise curricular
Tutoria
Monitoria
Disciplinas Optativas
Elaborar Horários do Curso
Calendário de Provas
Calendário de eventos
Estágio voluntário
Profa. Ana Paula M. de Abreu
2ª, 3ª e 5ª feira
À tarde
Coordenação
Matricula
Histórico Escolar
Diploma
Trancamento de matricula
Transferência
Faltas e notas do TIA
Pedido de isenção de disciplina
Solicitação de Exercício domiciliar
Secretaria Acadêmica
2ª feira a 6ª feira
8:00-22:00h
Secretaria Acadêmica
Assuntos financeiros (mensalidade, matricula, bolsa, desconto)
Tesouraria
2ª feira a 6ª feira
8:00-18:00h
Tesouraria
Inscrição e pegar certificado - Cursos de extensão, campanha de vacinação, Semana Acadêmica, Feira de saúde
Pró Reitoria de Extensão Universitária
2ª feira a 6ª feira
14:00-22:00h
Pró Reitoria de Extensão Universitária



sábado, 10 de março de 2012

Incrições Liga OS GRANDES

Inscrições abertas para a Liga de Grandes Animais OS GRANDES até o dia 12 de março.

Veja as exigências clicando no link abaixo:

Promoção Bicho VET

Promoção Bicho VET


Quer concorrer a um livro de anatomia veterinária? Então participe da promoção BICHO VET, do Centro Acadêmico de Veterinária USS! É simples: envie sua foto com seu bicho de estimação para o e-mail cavet-uss@hotmail.com e você já estará concorrendo. A foto premiada será a que receber mais votos (curtidas) na página do CAVET-USS no Facebook (facebook.com/cavetuss). Então leia o regulamento e fique atento ao prazo para mandar sua foto e para votar!


Interações Medicamentosas

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS - REVISÃO DE LITERATURA


RESUMO

A interação medicamentosa consiste em uso concomitante de vários medicamentos, que auxiliam na prática da clínica médica e é um dos mais importantes temas abordados em farmacologia. O crescente número de medicamento que contribui para ampliar os benefícios para os pacientes, facilitam aos profissionais realizarem uma interação entre os agentes que contribui ainda mais para uma recuperação desejada. A prescrição de várias drogas e as formas de administração são práticas bastante utilizadas em tratamentos terapêuticos, com a finalidade de melhorar a eficácia dos medicamentos, diminuir os efeitos colaterais, prevenir resistência bacteriana, inibir ou diminuir ações de outras substâncias ou tratar doenças. As drogas podem interagir com alimentos, com substâncias químicas do ambiente e com outras drogas, mas a interação irregular pode acarretar intoxicação que pode ser por ingestão acidental, administração irregular do proprietário, falta de orientação profissional ou até pela prescrição irregular de superdose do médico. Pode ocorrer a interferência de fatores relacionados com o paciente como o estado patológico, fatores alimentares e fatores de administração. O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma revisão de literatura sobre interação medicamentosa, tema de suma importância na clínica médica. 

Palavras-Chave: drogas, farmacologia, intoxicação.

Tema Central: Medicina Veterinária.

Prevalência de mastite bovina por Staphylococcus aureus


PREVALÊNCIA DE MASTITE BOVINA POR STAPHYLOCOCCUS AUREUS



RESUMO

A mastite bovina é uma inflamação na glândula mamária que pode se apresentar nas formas clínicas e subclínicas além de acarretar alteração das características do leite e redução da sua produção. Inúmeros microrganismos patogênicos podem causar este tipo de inflamação no teto do animal, porem, estudos revelam que o principal agente patológico da mastite bovina é o Staphylococcus aureus. A longa duração de infecções causadas por este microrganismo Gram positivo pode levar o curso da doença à cronicidade, o que torna difícil o tratamento e diminuindo consideravelmente a produção de leite, constituindo-se uma das mais graves patologias no mercado leiteiro. O estágio em que se encontra a mastite e o sistema imunológico do organismo do animal são os principais fatores que vão direcionar o tratamento medicamentoso através do uso de antibióticos, avaliando a segurança da terapia.

Palavras-Chave: Mastite bovina; Staphylococcus aureus; Infecção.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Polioencefalomalacia em bovinos: epidemiologia, sinais clínicos e distribuição das lesões no encéfalo

Polioencefalomalacia em bovinos: epidemiologia, sinais clínicos e distribuição das lesões no encéfalo

RESUMO

Trinta e um casos de polioencefalomalacia (PEM) diagnosticados de 1999-2008 em bovinos do Sul (13 casos) e Centro-Oeste (18 cases) brasileiros foram estudados. As taxas de morbidade (0,04%-6,66 %), mortalidade (0,04%-6,66 %) e letalidade (50%-100%) foram semelhantes em ambas as regiões estudadas. Não houve uma associação clara entre os casos de PEM e a idade, sexo dos bovinos e sazonalidade. Os casos ocorreram principalmente em bovinos criados de forma extensiva em pastagem. Na Região Sul a doença afetou principalmente bovinos jovens (um ano de idade ou menos), enquanto que principalmente bovinos mais velhos (3 anos de idade ou mais) foram afetados no Centro-Oeste. Os sinais clínicos mais freqüentemente observados incluíram cegueira, incoordenação, andar em círculos, opistótono, decúbito e movimentos de pedalagem. A evolução do quadro clínico variou de 12 horas a 8 dias (media 3 dias e meio).
Em 11 encéfalos não foram observadas alterações macroscópicas; as principais alterações macroscópicas nos outros casos incluíam congestão com tumefação e achatamento das ci rcunvoluções, amolecimento e amarelamento do córtex telencefálico, focos de hemorragia no tronco encefálico, cerebelo e telencéfalo e herniação cerebelar. As principais alterações histológicas ocorreram no córtex dos lobos telencefálicos occipital, parietal e frontal; no entanto, lesões menos acentuadas e menos frequentemente observadas ocorreram no hipocampo, núcleos da base, tálamo, mesencéfalo e cerebelo. O tipo de lesão microscópica cortical era consistente em todos os casos e incluía necrose neuronal (neurônio vermelho) laminar segmentar, espongiose, tumefação do núcleo das células endoteliais, astrócitos Alzheimer tipo II e infiltração por células Gitter. Em 20% dos casos havia um leve infiltrado celular linfo-histiocitário e em 13% dos casos havia leve infiltrado de neutrófilos e eosinófilos. Adicionalmente, lesões necro-hemorrágicas leves ou moderadas foram observadas em 49% dos casos nos núcleos da base, em 39% dos casos no tronco encefálico e em 26% dos casos no tálamo. Lesões telencefálicas foram consistentemente observadas nas lâminas dos córtices dos lobos occipital, parietal e frontal. Nessas regiões as camadas granular externa e interna foram as mais afetadas tanto por neurônios necróticos quanto por edema em todas as regiões avaliadas. Tanto os giros quanto os sulcos foram afetados igualmente.


terça-feira, 6 de março de 2012

Edital para Monitoria USS 2012



Caros colegas, está aberta a inscrição para Monitoria nas disciplinas abaixo. Em anexo segue o edital com as informações para vocês se inscreverem. Atenção o aluno que quiser se increver  deve ter cursado e sido aprovado na disciplina.

Disciplina
Professor
Voluntária
Nº. de vagas
Remunerada
Nº. de vagas
Prova
Anatomia dos Animais Domésticos I
Fábio Sartori
-
-
X
01
Teórica e pratica
Anatomia dos Animais Domésticos II
Fábio Sartori
X
01
-
-
Teórica e pratica
Zootecnia Geral
Salvador Alves Maciel Neto
X
01
-
-
Teórica e entrevista
Laboratório Clínico I
Ana Paula Martinez de Abreu
X
02
-
-
Teórica e pratica
Laboratório Clínico II
Ana Paula Martinez de Abreu
X
01
-
-
Teórica e pratica
Clínica Médica de Pequenos Animais
Flávia Clare G. de Carvalho
X
01
-
-
Teórica e entrevista
Diagnóstico por Imagem
Carla Moura de Carvalho
X
02
-
-
Teórica e entrevista
Farmacologia I
Marcelo Flores Catelli
X
01
-
-
Teórica e entrevista
Farmacologia II
Marcelo Flores Catelli
X
01
-
-
Teórica e entrevista
Doenças Infecciosas
Nádia Rossi de Almeida
X
01
-
-
Teórica e entrevista